Da minha parte, qualquer pessoa que peça para eu pedir a bênção de Deus sobre seu casamento, desde que esteja casada no civil, eu não me oponho, desde que seja em lugar neutro, residência, clube, ginásio, etc.
No templo, desde que tenha autorização da assembleia da Igreja.
Para nós batistas, o casamento não é um sacramento da Igreja como ensina a Igreja Católica.
Pastor não realiza casamento, o casamento é uma união civil feita no cartório entre um homem e uma mulher.
Nós, os pastores, realizamos a cerimonia religiosa do casamento de pessoas que já estão casadas civilmente.
Cerimônia essa que é considera por alguns grupos cristãos como herança do paganismo, não da Bíblia.
O que encontramos na Bíblia é a realização de um ato público para que todo mundo fique sabendo que aquele homem pertence a aquela mulher e que aquela mulher pertence a aquele homem.
Creio mesmo que muitas pessoas que querem cerimônia religiosa, inclusive membros de igrejas, não estão pensando em primeiro lugar em bênção de Deus, estão pensando em um ábum fotográfico, um filme, um vídeo, para impressionar parentes e amigos, e deixar uma lembrança para filhos e netos.
Muitos noivos chegam mesmo a pedir ao pastor para falar pouco para não cansar seus convidados incrédulos, ou para não fazer calos nos pés da noiva que está usando calçados apertados.
Mas a cerimônia religiosa é uma grande oportunidade para o pastor ensinar o que a Bíblia diz sobre os deveres familiares do esposo e da esposa, e dos pais e dos filhos, levando todos os presentes a uma reflexão sobre o assunto.
Por isso, acho que o pastor não pode perder a oportunidade quando é convidado para realizar tal cerimônia.
É uma porta que abre para evangelização.
Aprendi isso com o Pr. Orivaldo Pimentel Lopoes, quando ele era pastor da PIB da Penha, em São Paulo, e eu era pastor da Igreja Batista do Belém na mesma região leste da capital paulista, há quase 40 anos.
Há poucos dias lhe perguntei se ele ainda defendia a mesma posição, e ele confirmou.
Fraterno abraço!
Pr. Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário