sábado, 26 de março de 2011

Legislação Educacional

O Decreto-Lei 1051/69 era mais vantajoso para os portadores de diplomas de Teologia do que as atuais convalidações, porque aquele decreto dava direito à complementação filosófica que concedia ao candidato a Licenciatura Plena em Filosofia, podendo assim lecionar no ensino fundamental e médio.
Com as  atuais convalidações, o que acontece é o reconhecimento do MEC para os cursos livres de teologia, mas não dá direito a lecionar.
Bacharel não pode lecionar, pode continuar os estudos em nivel de pós-graduação.
Qualquer bacharel que quiser lecionar, precisa fazer uma complementação para estudar as disciplinas pedagógicas e obter a licenciatura.
A licenciatura dá direito para  lecionar e também para continuar os estudos em nível de pós-graduação.
Eu aproveitei os benefícios do referido decreto, concluí o curso teológico na FTBSP em 1972, e fiz a complementação filosófica na UMC em 1973.
Veja abaixo o teor do Decreto-Lei 1051/69.
Abraços a todos.
Pr. Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.
 

 

DECRETO-LEI Nº 1.051, DE 21 DE OUTUBRO DE 1969.


Provê sobre o aproveitamento em cursos de licenciatura, de estudos realizados em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa.

OS MINISTROS DA MARINHA DE GUERRA, DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA MILITAR, usando das atribuições que lhes confere o art. 3º do Ato Institucional. n. 16, de 14.10.1969, combinado com o § 1º do art. 2º do Ato Institucional nº 5, de 13.12.1968,

e considerando os fundamentos da Indicação nº 11, de 11.7.1969, do Conselho Federal de Educação;
e considerando as dúvidas que se apresentam, a respeito da matéria, nas áreas educacionais interessadas,

D E C R E T A M:

Art. 1º Os portadores de diploma de cursos realizados, com a duração mínima de dois anos, em Seminários Maiores, Faculdades Teológicas ou instituições equivalentes de qualquer confissão religiosa, são autorizados a requerer e prestar exames, em Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, das disciplinas que, constituindo parte do currículo de curso de licenciatura, tenham sido estudadas para a obtenção dos referidos diplomas.
Art. 2º Em caso de aprovação nos exames preliminares de que trata o artigo anterior, os interessados poderão matricular-se na Faculdade, desde que haja vaga, independentemente de concurso vestibular, para concluir o curso, nas demais disciplinas do respectivo currículo.
Art. 3º Revogadas as disposições em contrário, o presente decreto-lei, entrará em vigor na data de sua publicação.

Nenhum comentário: