domingo, 29 de janeiro de 2012

Nos Caminhos de Urbieta.



Em minhas férias de janeiro de 2012, visitei o Vale do Ribeira juntamente com minha esposa Adriana.

A motivação principal para a referida visita foi provocada pela leitura da Autobiografia de João Gregório Urbieta publicada pelo Pastor Carlos Trapp em comemoração ao Centenário dos Batistas do Mato Grosso do Sul em 2011. Pesou também o fato de que boa parte dos membros da Congregação Batista de Tapiraí, onde sou pastor, tem sua origem naquela região.

Urbieta, em sua autobiografia, faz referêcia à sua passagem pela região de Jacupiranga entre setembro de 1939 e março de 1940, onde pastoreou as igrejas de Guaraú, Pindaúva, Betel, Lavras, Lagoa Nova, e a Congregação de Salto Grande. Informa também que começou a evangelização em Xiririca (altual Eldorado Paulista) e Bananal Pequeno.

Naquele tempo, as referidas igrejas pertenciam à Convenção Batista Paranaense, apesar de estarem no sul do estado de São Paulo. Quem convidou Urbieta para ir para lá foi o missionário A. B. Deter, que residia em Curitiba, PR.

Das igrejas mencionadas acima, só não tivemos notícias da Betel. Não sei se mudou de nome ou se não existe mais.

Muito bem, eu e minha esposa visitamos as cidades de Iguape, Ilha Comprida, Cananeia, Juquiá, Registro, Pariquera-Açu, Jacupiranga, Cajati, Eldorado Paulista e Sete Barras.

Em Cajati, tivemos o apoio do irmão taxista Antenor Severo que é presidente da Igreja Batista de Vila Antunes, na qual tivemos o privilégio de pregar na quarta-feira, 11 de janeiro de 2012. O mesmo irmão Antenor nos levou na quinta-feira para visitar a Igreja Batista do Jardim Nova Cajati onde o titular é o Pastor Edson Fagundes, o qual nos concedeu a palavra para uma breve saudação.

No sábado, 14/01/2012, visitamos o Pastor Eduardo Brasil dos Santos, titular da Igreja Batista de Eldorado Paulista, o qual nos recebeu muito bem em sua casa juntamente com sua esposa Neila e seus filhos Kesya Eduarda e Kaleb Alexandre. Pastor Eduardo juntamente com o irmão Lauro da Silva Rodrigues nos levou para conhecer o velho templo do Bananal Pequeno na zona rural e depois nos levou à casa da irmã Mirian de Oliveira, secretária da Igreja, e minha colega do tempo de mocidade na Igreja Batista em Perdizes, São Paulo, SP.

No domingo, 15/01/2012, participamos dos cultos na Segunda Igreja Batista de Jacupiranga. O pastor titular estava de férias. Na no culto matutino, pregou o pastor dos jovens. No culto noturno, pregou outro pastor que é membro da igreja. Fomos muito bem recebidos pelos alunos da EBD. Entre eles, O irmão Virtino Mendes de Oliveira, vice-presidente da igreja, juntamente com sua esposa Astézia, que nos convidaram para almoçar em sua casa. Mencionamos também os irmãos José Pereira, Joaquim Domingues e José Cipriano Domingues, cuja mãe, Francisca Domingues, foi batizada por João Gregório Urbieta durante o tempo em que permaneceu na região. Eu lecionei para a classe dos homens, e minha esposa participou da classe de senhoras.

Na segunda-feira, 16 de janeiro de 2012, viajamos para São Paulo, onde passamos uma semana visitando parentes e amigos, mas essa já é uma outra história.

Louvado seja Deus por tudo!

Pr. Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.

www.pastordri.blogspot.com