sexta-feira, 8 de junho de 2012

Comentários e Comentaristas.

 
Já que há Comentários da Bíblia que não são confiáveis em sua totalidade, o bom mesmo é evitar os comentários e comentaristas e simplesmente ler, reler e meditar na Palavra de Deus, pedindo a ajuda do Espírito Santo.
 
Alguns gostam de intimidar os pregadores com afirmações de que quem não examina muitos comentários e comentaristas ou que  não conseguem ler Grego e Hebraico não são bons pregadores.
 
Outros alegam que é preciso saber ler e entender Inglês, Alemão e outras linguas estrangeiras para poder preparar um bom sermão.
 
Eu continuo achando que é possível apresentar a mensagem da Palavra de Deus lendo a nossa Bíblia em Português, deixando os comentários como última opção, caso sejam necessários.
 
Os comentários e comentaristas nem sempre são objetivos, isentos de subjetivismos, por isso é preciso saber separar o que é objetivo e o que é subjetivo.
 
Isto vale também para os comentários que estou escrevendo aqui.
 
Sei que é importante saber outros idiomas e conhecer as línguas originais da Bíblia, e dou graças a Deus porque há e sempre houve pessoas com tais capacidades, e que foram usadas por Deus para traduzir a Bíblia para nós, tanto é que existem muitas versões na língua de Camões.
 
Louvado seja Deus por tudo!
 
Abraços a todos!
 
Pr. Adriano Pereira de Oliveira, Tapiraí, SP.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário